sábado, 3 de julho de 2010

Os 3 Estigmas de Palmer Eldritch



Bem, por onde começar?... Há duas semanas tive o prazer de ler um livro de ficção científica muito muito bom escrito por Philip K. Dick: Os 3 Estigmas de Palmer Eldritch.

A história se passa em um futuro onde o efeito estufa no nosso planeta atingiu proporções de dano muito grandes e irreversíveis ao ecossistema. O desenvolvimento da vida como nós conhecemos atualmente não pode ser mantido de maneira natural nessa Terra do futuro. Fauna e flora foram quase completamente destruídos...

Por ironia do destino, ou não, a espécie causadora de todos esses problemas continua encontrando formas de se manter viva no meio de todo esse inferno. Sistemas de refrigeração superpotentes são usados pra tentar normalizar a temperatura no interior de edifícios e dutos nas cidades. E trajes com sistema de arrefecimento acoplado são usados pela maioria dos humanos que se arriscam a enfrentar o calor escaldante "de frente" por algum tempo.




Prevendo que a situação na Terra só iria piorar, cientistas desenvolvem maneiras não muito seguras, não muito estéticamente viáveis e ainda
por cima bastante custosas, de se forçar uma evolução na espécie Homo sapiens numa tentativa de criar uma raça capaz de sobreviver nas atuais condições do planeta (o resultado FINAL dessa evolução acho que é SIMILAR ao que a foto mostra). Enquanto isso, a ONU define uma estratégia de colonização de outros planetas, como Marte, por exemplo. Pra isso ela decide deportar de forma obrigatória e permanente, cidadãos terráqueos, pra esses lugares. Estes terão como objetivo preparar o terreno alienígena, pra que futuramente a raça humana possa emigrar completamente.

Os que são mandados embora são escolhidos com base em critérios não muito bem definidos. Em tese, qualquer um poder ser expurgado da Terra. A vida desses expatriados - ou explanetados - não é nada boa. O solo de seus novos lares parece infértil e a atmosfera pouco lembra a atmosfera da terra natal desse povo. Enfim, a vida desse pessoal acabaria se limitando a tentativas infrutíferas de se plantar em solo infértil e em se fazer filhos TODO O TEMPO (huhuhu... :D). Aí que entram em cena AS MINIATURAS PERKY PAT E A DROGA CAN-D!



É com a inserção desses elementos na trama, que a monotonia dos expatriados diminui bastante, e que a narrativa ganha um corpo surreal, porém quase palpável, se usarmos bem a criatividade e a imaginação.

Nossa... Tentar explicar como esse sistema Miniaturas PP + Can-D funciona pode ser meio confuso... Vamos por partes: a Can-D é uma droga que de alguma forma dá a sensação de você estar fora do próprio corpo por alguns instantes. As miniaturas Perky Pat são versões miniaturizadas de objetos do nosso mundo real, como você pode ver pela foto acima.

Pois bem, se por acaso você, no chão da sua sala, construísse uma cidade de miniaturas Perky Pat e logo depois, sentasse em frente à sua coleção de miniaturas pra mascar um pouco de Can-D, você entraria em uma espécie de transe e seria transportado para o mundo das miniaturas por um breve período. Nesse mundo bizarro você viveria situações das mais variadas como se as experimentasse de verdade no planeta Terra, em uma espécie de Matrix. O mais bizarro é que se outra pessoa do mesmo sexo que você mascasse um pouco de Can-D ao seu lado enquanto você estivesse "conectado" ao outro universo, ela iria dividir o corpo que você usasse no mundo Perky Pat junto com você. E se outra pessoa do mesmo sexo fizesse a mesma coisa, ela também estaria dividindo um corpo com outras duas pessoas. Ou seja, seria como se dois ou mais espíritos habitassem momentaneamente um mesmo corpo. Brisante!!!


Um grande número de pessoas, principalmente de expatriados, passa a fazer uso com frequência desse sistema semi-alucinógeno. Eles fazem isso para fugir da realidade que lhes é imposta. A droga e as miniaturas são fornecidas por uma mesma empresa multimilionária e o acesso a ela é razoavelmente praticável. Os principais problemas com essa droga são: efeito de curta duração da "viagem astral", preço elevado e o fato de ela ser ilegal, hehe. Mas surge um novo traficante, com uma nova droga, com efeitos similares aos da Can-D. Só que essa droga é legalizada, e promete transformar um único segundo em uma eternidade... Aí que a coisa começa a pegar fogo de forma brisante e satânica!! PREPARE-SE PARA UMA EXPERIÊNCIA ONDE PSICODELISMO, NOÇÕES DE TEMPO E REALIDADE SE MISTURAM E SE PERDEM UM NO OUTRO!

Imaginar o universo bizarro e semi-factível descrito por Philip K. Dick fez parte de uma das experiências mais interessantes que eu tive em 2010. Me senti inspirado! Tanto que senti um antigo projeto meu ganhar um novo adendo super-importante! :)

Escrevi mais do que pretendia sobre uma só coisa... :P

Até outro dia! \o

Nenhum comentário:

Postar um comentário